Crónica Internacional
Imperialismo sem máscara
PCP
<i>Um milhão de contactos</i>, uma tarefa com sucesso
As eleições legislativas do passado dia 5, para além do notável resultado conquistado pela CDU – com uma maior expressão eleitoral e com mais um deputado – não se esgotam em si mesmas. A acção Um milhão de contactos por uma política patriótica e de esquerda – decidida na reunião do Comité Central do Partido de 3 de Abril, para garantir «a necessidade imperiosa de um grande envolvimento do colectivo partidário que, conjugando a dinâmica nacional e as campanhas em cada região», assegurasse «uma forte campanha de massas, activa, criativa e dinâmica, baseada na afirmação da CDU e de uma mobilização assente no contacto directo, na informação, no esclarecimento e na mobilização para uma ruptura e uma mudança na vida política nacional» – deixa importantes marcas, pelo que quero sublinhar três aspectos.
A talhe de foice
O «bom aluno»
Actual
A escolha certa
Actual
Politólogos
Actual
Tempos de guerra
O futuro em construção
Grande força de combate
As organizações do Partido aos mais variados níveis estão a analisar os resultados das eleições legislativas e a preparar a sua intervenção para os próximos meses.
Constituição é para cumprir
O PCP foi recebido anteontem pelo Presidente da República, no âmbito da consulta aos partidos políticos no seguimento das últimas eleições legislativas.
IEFP cúmplice de ilegalidades
A Comissão Concelhia de Vila Nova de Gaia do PCP acusou, no dia 31, o Instituto de Emprego e Formação Profissional de cometer ilegalidades ao recrutar trabalhadores desempregados para uma empresa de trabalho temporário, a Geserfor, para os colocar depois na Sunviauto, actualmente em processo de lay-off.
Concelhia do Cadaval realizou IV assembleia
PCP na Feira da Agricultura
Cerrar fileiras
Órgãos de desinformação
Defender o projecto da geotermia
A Festa do Avante! está na rua
Vitória da luta dos ferroviários
Ao fim de quase seis meses de greves, o Governo e as administrações por este nomeadas vieram reconhecer que o Acordo de Empresa é melhor para os ferroviários, para os utentes e para as contas públicas, como os trabalhadores e as suas estruturas defendiam desde sempre. A luta continua, em defesa do sector ferroviário.
CGTP-IN combaterá «mudança perigosa»
Reforçar «o trabalho de base» sindical, de esclarecimento e de mobilização para a luta contra a política de direita do próximo Governo é o propósito da jornada nacional de esclarecimento, da CGTP-IN, que decorrerá este Verão, nos locais de trabalho.
A luta continua!
O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local manifestou «forte apreensão» aos resultados eleitorais e anunciou que continuará a lutar em defesa do poder local democrático, pelo emprego, os direitos laborais e a água pública.
Há perigo na ex-<i>CPB</i>
É necessário recolher e tratar os resíduos perigosos que ainda permanecem nas instalações da antiga Companhia Petroquímica do Barreiro, avisou o SITE Sul.
Reforçar a organização de base
Rangel desculpa-se mal
Protesto em Braga
Horários defendidos no ISS
Espectáculos
Greve desconvocada na <i>TAP</i>
Sargentos preocupados
Para sempre na memória e no coração<br>dos homens e mulheres de Abril
Mais de uma centena de pessoas participaram, sábado, no Cemitério do Alto de São João, em Lisboa, numa romagem de homenagem ao General Vasco Gonçalves, por ocasião do sexto aniversário da sua morte.
«Os Verdes» alertam para tempos difíceis
Nas últimas eleições, a CDU vê reforçado o número de deputados eleitos, o que representa um voto de confiança na Coligação entre o PCP e o PEV.
Submissão inaceitável
Terrorismo de Estado
O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) condenou o novo acto de terrorismo de Estado perpetrado, domingo, por Israel, contra civis desarmados palestinianos e sírios.
Mais um sonho concretizado em Alcochete
Por um mundo de paz
Deposição das cinzas de José Saramago
Defender o desenvolvimento económico
«Golfinho Parede» em Setúbal
Final nacional do Torneio <i>Agit</i>
Exposição de pintura em Santiago do Cacém
Vitória popular
Duas semanas após a derrota nas eleições municipais, o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, volta a sofrer uma derrota demolidora ao perder nos quatro referendos promovidos no domingo e segunda-feira.
PE recusa congelamento
Rejeitando as exigências designadamente da Grã-Bretanha, França e Alemanha, o Parlamento Europeu pronunciou-se contra o congelamento do orçamento para o período de 2014-2020.
China ultrapassará Europa
Ambições da UE são «inaceitáveis»
Greve na imprensa alemã
As crises e a União Europeia
À beira dos mil milhões de famintos
Nos últimos oito anos, o preço dos géneros alimentares básicos registou uma subida constante, diz a FAO, que adverte ainda para a previsível manutenção desta tendência pelo menos até 2012.
Agressão militar e mediática
A guerra da NATO contra a Líbia destruiu dezenas de infra-estruturas não militares e matou cerca de 250 civis em três meses. A ofensiva é acompanhada por uma intensa campanha mediática que não olha a meios para a apresentar como humanitária e ocultar os que defendem a soberania do país.
Desemprego e desigualdade<br>marcam quotidiano nos EUA
EUA investem em redes<br>de comunicação paralelas
Prossegue a barbárie
Saaráuis em greve de fome
Capturado espião israelita
Programa da <i>troika</i> ataca Estado Social em várias frentes
Um dos ataques mais graves ao «Estado social» é a recusa de um direito fundamental a centenas de milhares de portugueses, que é o direito ao trabalho e a um emprego digno consagrado na própria Constituição da República.
A miséria do pensamento pós-moderno
Fredric Jameson com uma extensa obra sobre o pós-modernismo, escalpeliza as íntima relações entre o pós-modernismo e as generalizações sociológicas que anunciam um novo tipo de sociedade que alcunham de sociedade pós-industrial. Argumenta que «qualquer que seja o ângulo de análise sobre o pós-modernismo na cultura e nas humanidades tem necessariamente uma posição política, implícita e explícita, com respeito à natureza do capitalismo multinacional dos nossos dias (…) à lógica desse capitalismo tardio».
Joaquim Lagoeiro – o contador de estórias; um exigente transfigurador da palavra
Agora que o autor deixou o nosso convívio, aos 92 anos de uma vida preenchida por sonhos, solidariedade, afectos, trabalhos e lutas; perpassada pelas mágoas que a longevidade inevitavelmente arrasta; vivendo num país que quase lhe ignorou, por atávica sobranceria, a obra; alheamento que o levou a romper com o circuito comercial e a auto-publicar-se, em profícuo e corajoso labor editorial. Relembremos, portanto, nas páginas do Avante!, que foi também o seu jornal, alguns dos textos de um vasto espólio disperso pelo romance (15 títulos); pelo conto (5 títulos); pelas crónicas linguísticas, pelas estórias infantis, pela poesia e pela abordagem crítica: herança perene desse que foi, até ao fim, um prosador atento ao real e esforçado artesão de palavras.
Reforma fiscal ao serviço de mais justiça social
Num ano com 365 dias de calendário descontemos os sábados, os domingos, os feriados e o período normal de férias. Multipliquemos o resultado por oito horas diárias de trabalho. Encontrado esse valor dividimo-lo pelo salário ganho pelo senhor Zeinal Bava, presidente executivo da Portugal Telecom.